terça-feira, 4 de outubro de 2011

Geografia e afins

Carlos Kubo pinta quadros de frei Miguel



Carlos Kubo pinta quadros de frei Miguel
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Miguel Hilário Bottacin, frei capuchinho, passou pela terra como mensageiro de Deus. Talvez ninguém tenha agido como ele agiu, porque nenhum ser humano é igual ao outro. Mas ele tinha consciência de que era único, que Deus o conhecia pelo nome e isso fazia a diferença. Qual diferença? Ele tratava os outros como seres únicos, inéditos porque eram a imagem de Deus. Muitos desses outros que foram beneficiados por frei Miguel testemunharam uma personalidade enérgica, sem meias palavras, transparente, humana, que não se esforçava para esconder suas limitações, mas fazia delas motivo para agir com maior entusiasmo em benefícios dos outros.

Frei Miguel (1921-1997).
Ele fazia a fé circular. A fé não era algo abstrato, que ficava presa em um compartimento estanque ou que se localizava na mente, mas era aquela que agia com dinamismo porque se mostrava tão próxima das pessoas que elas mesmas operavam os milagres, especialmente o milagre de acreditar. Crer é o maior milagre que se pode operar. E cada pessoa pode fazê-lo. Quem crê assemelha-se a alguém que vai mergulhar, que fecha os olhos e se atira na água. Frei Miguel ensinava as pessoas a fecharem os olhos e a mergulharem fundo no oceano do amor de Deus, sendo por Ele acolhidas, curadas, rejuvenescidas, porque entregues a Deus.
Quadro de frei Miguel.Frei Miguel, como o anjo Miguel, foi cheio de bondade, aquela bondade que mexe com as pessoas e faz com que elas se perguntem: alguém se preocupa comigo... Será que tenho tanto valor assim? Toda pessoa humana se sente amada e valorizada quando percebe que o outro a ama com amor transcendente.
Então a fé, ao circular, dinamiza o amor. O amor, ao agir, transforma as pessoas. As pessoas, ao serem transformadas, produzem mais amor que produz cultura da vivência e as mudanças espirituais e sociais.


Quadro de frei Miguel
Frei Miguel amou plenamente e desinteressadamente as pessoas e continua não só no imaginário social, mas amado. Prova disso vem do Nassib Abdo Abage Filho que contatou o artista plástico Carlos Itsuo Kubo para pintar os quadros de frei Miguel e São Leopoldo Mándich (1866-1942), de quem frei Miguel era devoto.
 http://kuboarts.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário