quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Mensagem do Padre Natalício 30 - 12 - 11 - SEXTA FEIRA.

Meninojesus.gif






30 - 12 - 11   -   SEXTA FEIRA.
 
* Falta apenas 1 dia para chegada do Ano Novo! Vamos começá-lo cheio de esperança de que o mundo será melhor!
* Amanhã, aqui na nossa Paróquia, teremos Santa Missa às 21 e 30 hrs. Vamos louvar pelo ano que passou e pedir as Graças de Deus para 2012!
* Neste domingo, dia 1° , teremos Missa,  aqui somente de manhã às 8 hrs. Vamos celebrar o Dia Mundial da Paz!
* Na próxima sexta feira, a primeira do ano, estarei dando Bençãos o dia todo aqui na Igreja de Marilândia! Venham todos!
* Neste domingo, dia 1°, o programa "MENSAGEIRO DO SERTÃO", será gerado nos estúdios da Rádio Esperança e transmitido aqui na Rádio Estrela.










Meninojesus.gif





  "VIÚVA ALEGRE" (Lc  2,  22 - 40)
                                                                                                   (www.esperancafm.com)
 
 
 
 
 
                                                                          Tenho em mente que o Trabalho Pastoral deve ser feito com criatividade. Como Pároco, sempre procurei ser criativo para atrair pessoas para a Igreja, para Jesus. Assim foi em São João do Ivaí, em Ivaiporã (Paróquia Bom Jesus) e agora, também, em Marilândia do Sul. Mas, desde o meu tempo de Seminarista entendi o Trabalho Pastoral como uma pescaria. O bom pescador sempre inventa novas maneiras para pescar mais. Usa isca diferente, anzol grande ou pequeno, troca o equipamento de pesca frequentemente, dá comida de graça para os peixes, amansando-os, para pescá-los depois.
                                                                           Em Ivaiporã, onde fiquei 14 anos na Paróquia Bom Jesus, entre várias iniciativas, criei a Pastoral da Viúva. Elas viviam reclamando que não podiam participar de Encontro de Casais, que não havia nada de especial pra elas... Sentiam-se até discriminadas! Então formei um grupo que começou a se reunir com dois objetivos, entre outros: Rezar pelos Presbíteros e colaborar financeiramente com a formação de novos Padres.  A fundamentação Teológica desta Pastoral está no livro dos Reis (1Rs 17, 9 - 16) quando uma viúva, em Sarepta, acolhe e proteje o Profeta Elias. Ela fez o último alimento que tinha em casa para matar a fome do Profeta. E nunca mais faltou comida em sua casa!
                                                                           Além da viúva de Sarepta, o Evangelho fala do testemunho de algumas viúvas: Aquela que desafiou o juíz pedindo justiça, (Lc 18, 1-8). A outra que deu as duas moedinhas no Templo (Lc 21, 2). Essas duas a gente não sabe o nome. Mas, São Lucas conta a história de uma viúva que estava no Templo em Jesrusalem quando aconteceu a apresentação do Menino Jesus (Lc 2, 22 - 40). São Lucas afirma que ela se chamava Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser e já estava com 84 anos. Depois que o Profeta Simeão recebeu o Santo Menino louvou e agradeceu a Deus, foi a vez da Profetisa! Tambem louvou e agradeceu a Deus! E não cansava de falar do Menino para todos! Fico imaginando a enorme ALEGRIA daquela velhinha. Essa pode ser chamada verdadeiramente de: "VIÚVA ALEGRE"!
                                                                           O testemunho desta Profetisa é muito forte e deve ser seguido por todos nós, especialmente pelas mulheres viúvas. Seria tão bom se as viúvas fossem alegres no Senhor! Alegria Evangélica! Alegria em servir Jesus e o Seu Reino! A expressão "Viúva Alegre", muitas vezes, tem significado prejorativo. Infelizmente, algumas mulheres viúvas tem comportamento vulgar e até prejudicando famílias, interferindo na vida de casais, colocando em risco a fidelidade matrimonial. A Pastoral que criei em Ivaiporã não teve sequencia como outros trabalhos que comecei e não deram certo. Na troca de Pároco sempre acontecem estas coisas! Mas, enquanto funcionou, foi muito bom! Foi coordenada pela dona Lourdes Bonifácio com a participação de outras. Acredito que a Igreja deve continuar sua missão com as pessoas sofridas e discriminadas. É preciso um trabalho melhor com viúvas e viúvos. A Igreja pode e deve fazer isso! Acredito nisso! Prego isso! E que ASSIM SEJA...
                                                                          


 ORAÇÃO:

                                                                         
Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito!
- Dai nos criatividade no Trabalho Pastoral!
- Não permitas que haja discriminação entre nós!
- Inspirai-nos uma forma de Trabalho Pastoral com pessoas viúvas!
- Fazei que as pessoas viúvas não sintam tristeza mas sejam alegres no Senhor!
- Acolhei nossos louvores pelo testemunho da Profetisa Ana...
                                   AMÈM!







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário