quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Mensagem do Padre Natalício Para 16 - 02 - 12 - QUINTA FEIRA.






16 - 02 - 12   -  QUINTA FEIRA.

* Dia 22, estarei no Santuário de Santa Rita em Lunardelli, para a Missa-Novena das 15 hrs. Organize sua Romaria e vá também!!!!
* Na próxima quarta feira (dia 22), tem início a Quaresma. Tempo de Conversão e Penitência! Vamos nos preparar bem!
* Neste ano, o tema da Campanha da Fraternidade será: "FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA" Vamos trabalhar juntos!
* Pais e reponsáveis, fiquem de olho no início da Catequese em sua Paróquia! Não deixem suas crianças, adolescentes e jovens de fora!
* Neste domingo, às 10 e 30 da manhã, estarei rezando Missa na Diaconia Imaculada Conceição, no Mutirão. Venha você também receber Jesus na Eucaristia!
* Obrigado Sérgio Pizzaia pela leitura de segunda a sexta, de minhas mensagens! "AMIGOS DA ESPERANÇA" das 8 às 10 hs. (www.esperancafm.com)

        

"XÍCARA NA BANDEJA" (Tg  2, 1-9)
                                                                                                                    (www.grupodeoracaojesuscristoeosenhor.zip.net)
 
 
 
 
                                   
 
                                                                                 Nas Paróquias onde trabalhei, sempre, procurei ter alí, na sala de acolhida, uma bandeja com xícaras, para servir um cafézinho, pra todas as visitas! É uma forma de demonstrar acolhimento à quem me procurasse! Claro que é algo muito simples! Mas é um sinal de acolhida! Sei que o Padre deve ser acolhedor e também visitador dos seus paroquianos. O Código de Direito Canônico (CIC), nos cânones 529 e 530, fala de algumas tarefas que o padre deve desempenhar. Uma delas é conhecer e visitar seus paroqianos. Claro que esta visita não pode ser discriminatória. Não se deve discriminar ninguém! Seja rico ou seja pobre! Todos devem ter a mesma atenção!
                                                                                  Por isso é que fiz uma proposta de visitar todas as famílias das crianças que fazem Primeira Comunhão. Também tenho visitado, frequentemente, todos os doentes. No último Dia dos Padres, ganhei um presente precioso do nosso Bispo Diocesano, Dom Celso Antônio. Aliás, ele presenteou todos os Padres com o mesmo livrinho que tem um título curioso: "PADRE NOTA 10".  São reflexões baseadas no pensamento de Santo Ambrósio. Aliás esse é o Santo comemorado no dia do meu nascimento. Ao ler o tal livro, na página 92, percebi a importância que tem a Casa Paroquial para a acolhida das pessoas.
                                                                                  Entre muitas orientações importantes, sabemos que: Deve ser uma casa modesta mas acolhedora! Não deve ser uma grande fortaleza que impeça a chegada das pessoas. Mas também não deve ser uma casa anarquizada! As pessoas devem sentir-se bem nesta casa. Todos devem sentir-se bem acolhidos. Principalmente os mais humildes. Não devo disriminar ninguém! Jamais devo tratar bem os ricos e menosprezar os pobres! Foi aí que compreendi melhor a importância das xícaras na bandeja e do café nas xícaras. Entre um cafezinho e outro, quantas idéias boas acontecem!
                                                                                  Na carta de São Tiago, no início do capítulo 2, podemos ler algumas orientações importantes sobre o acolhimento: "Meus irmaõs, a fé que tendes em Nosso Senhor Jesus Cristo Glorificado não deve admitir a acepção de pessoas... Se fizer a acepção das pessoas cometes pecado e a Lei vos acusa como transgressores."  (Tg 2, 1-9). Muitas vezes sou tentado à acolher bem os meus amigos, pessoas de alta posição ou de boa condição financeira. Enquanto os outros ficariam negligenciados. A tentação é fazer alguma coisa em troca de algum favor ou outros de interêsses particulares. Mas Jesus já tinha condenado isso! Falou que, ao dar uma festa, devia convidar os pobres e aleijados que jamais poderiam dar recompensa!
                                                                                  Sei que isso exige conversão. Tenho rezado e continuo pedindo oração para minha conversão. Tenho notado, sobretudo entre nós Padres, que existem dois tipos de discriminação: Alguns discriminam as pessoas ricas e de posição elevada. Costumam condená-las e rejeitá-las como injustas, corruptas, mentirosas, opressoras, que não querem conversão. Por outro lado, há aqueles que não gostam dos pobres. Afirmando que são preguiçosos, desanimados, acomodados e aproveitadores. Os dois grupos tem um pouco de verdade e um pouco de erro. Nem todo rico é corrupto! Nem todo pobre é acomodado! Exite gente boa de um lado e de outro. Devemos acolher bem qualquer pessoa humana procurando corrigir, carinhosamete, o que é errado e incentivar o que é certo segundo a Palavra de Deus! Creio nisso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...
 
 
ORAÇÃO:
 
 
Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Abençõai e santificai o trabalho dos Padres!
- Ajudai-nos a não discriminar pessoa alguma!
- Fazei-nos acolhedores de Vossos filhos e filhas!
- Não permitas que haja discriminação entre nós!
- Aceitai nossa gratidão pelos Missionários acolhedores...
                                                AMÉM!
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário