quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Mensagem do Padre Natalício






03 - 11 - 11   QUINTA FEIRA.
 
* Amanhã, sexta feira, ficarei o dia todo na igreja, aqui de Marilândia, abençõando e atendendo o povo. Haverá 3 missas!
* Neste sábado, dia 5, acontecerá a nossa Assembléia Diocesana, para orgaizar nosso plano de ação Evangelizadora!
* No próximo domingo, dia 6, faremos um Retiro para as pessoas que irão receber o Crisma aqui em Marilândia!
* Ouçam todo sábado, das 9 e 30 às 11 hrs. o programa "SEMENTE DO REINO", na Rádio Água Viva de Apucarana (www.radioaguavivafm.com.br)
* Leiam a minhas mensagens diarias no blog da Elza e do Vicente: www.geografiaeafins.blogspot.com
 

                                              "QUESTÃO DE SENTIMENTO" (Lc  15, 1 - 10)
                                                                 (www.esperancafm.com)


















  Em minhas visitas pastorais, encontrei uma mãe de muitos filhos. Era uma mulher muito pobre e chorava muito pela morte de um dos seus filhos mais novos. Era um sofrimento enorme! Não se conformava com a morte daquela criança, vítima de um acidente de trânsito. Procurei confortá-la, rezei e abençõei-a. Procurei falar-lhe dos outros filhos que ficaram, que precisavam da sua dedicação. De fato eu não entendia porque todo aquele sofrimento, uma vez que ela ainda tinha 9 filhos. Só mais tarde (bem mais tarde) consegui entender a dor daquela mulher. Percebi que aquele meu modo de pensava era econônico e materialista. Pensava apenas em quantidade e não estava sentindo o que ela sentia.
 Foi então que entendi as palavras daquela mãe: "Me aperta o coração ao pensar que o meu Juninho, tão humilde e pequenininho, com sua camisa branca e calça azul-marinho, tivesse um fim tão trágico. Vinha correndo da escola, todo feliz, para contar-me as notas do seu boletim. Mas não conseguiu chegar. Aquele caminhão maldito interompeu os seus passinhos..." Essa história me fez entender melhor a Parábola, contada por Jesus, sobre o Pastor que deixa as 99 ovelhas para buscar uma que se perdeu! Entendo também a história da mulher que varreu toda a casa procurando uma moeda. Fez uma festa com as vizinhas quando a encontrou. Ela possuia mais 9, mas ficou muito alegre por ter encontrado aquela que estava perdida (Lc  15, 1 - 10). 
Por muito tempo pensava ser imprudente aquele pastor deixar 99 ovelhas sozinhas para procurar uma perdida. Mas esse é mais um pensamento capitalista. A questão não é a quantidade de ovelhas, mas o sentimento de compaixão por aquela que ficou perdida. O pastor não iria dormir tranquilo ao imaginar o sofrimento da pobre ovelha que podeira estar feirda por uma fera, enroscada em alguns espinhos ou caída em algum precipício. É evidente que aquele pastor tomou os devidos cuidados de deixar as 99 com certa proteção. Imagino que seja como uma mãe, que tendo um filho muito doente, deixa os outros presos dentro de casa e corrre no pronto socorro para procurar ajuda. É questão de sentimento, e não de quantidade!


  Quando participei do Congresso Sul Brasileiro da Pastoral da Sobriedade, em Jaraguá do Sul-SC., me admirei com tanta dedicação desta Pastoral na recuperação de pessoas dependentes de drogas. Percebi ali, a prática da mensagem evangélica na busca de uma ovelha perdida! Pode ser apenas uma pessoa, mas ela tem sentimento, sente dor, é vítima de exploração e precisa de socorro. Serviço como o da Pastoral da Sobriedade, sem qualquer outro interêsse, é uma Benção na comunidade. Gostaria que esta Pastoral fosse mais conhecida e valorizada. Sou o Diretor Espiritual desta Pastoral na nossa Diocese e me coloco a disposição para isso. Não tenho preguiça nem desânimo. Preciso de ajuda e solidariedade. Essa Pastoral está implantada em duas ou tres Paróquias de nossa Diocese. Mas tempos melhores virão! Acredito nisso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...
 
 

ORAÇÃO:
 

 
Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Ajudai-nos a entender o sofrimento do próximo!
- Fortalecei-nos na busca das pessoas afastadas do Vosso Reino!
- Não permitas que sejamos insensíveis pela dor alheia!
- Difundi, com a Vossa Graça, a Pastoral da Sobriedade em nossa Diocese!
- Aceitai nossa gratidão por nos conduzirdes em Vosso Reino...
                            AMÉM!
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário