domingo, 22 de julho de 2012

Mensagem de Padre Natalício Para 23 - 07 - 12 - SEGUNDA FEIRA.

Padre Natalício ao lado da Imagem de Nossa Senhora de Lourdes que está visitando  Santuario de Santa Rita de Cassia  22
 07-12

23 - 07 - 12  -  SEGUNDA FEIRA.

 
* Deus Abençõe a todos que estiveram ontem no Santuário de Santa Rita! "O verdadeiro amor esta em obedecer e crer no que se ama."
* Está chegando o mes de agosto, quando comemoraremos o Dia dos Pais e em seguida a Semana Nacional da Família. Vamos nos preparar!
* Nos dias, 27, 28 e 29 de julho, acontecerá o Cursilho Feminino Jovem em Apucarana! Façamos muitas ALAVANCAS! 
* Próximo mes, dias 15, 16 e 18 de agosto, Dom Celso, nosso Bispo Diocesano, estará fazendo visita pastoral em nossa Paróquia.
* Agradeço a todos cooperadores da Rádio Estrela, pela fidelidade no pagamento dos carnêzinhos. Continuem ajudando! A Rádio é de todos!
* Todo mes tem poesia, escrita com muito carinho, no Jornal Pulsando! Procure pelo seu exemplar em sua Paróquia! É grátis!


      

                                                                                    
                                                                           "MATO TEM OLHOS E PAREDES TEM OUVIDOS" ( Mq 6,1-4.6-8)
                                                                                                                                                                      Pe. Natalício.
 
 


 
 
                                                                           Nos Estados Unidos, em 1965, era produzido um dos melhores filmes que já vi. Noviça Rebelde conta uma história ocorrida na Áustria no final da década de 1930. Uma moça morava num convento, mas tinha sede de liberdade e, por isso, não adequava com as normas rígidas daquela casa. Tinha necessidade de conviver com a natureza e sentir a liberdade das flores e dos pássaros. Logo no início do filme há uma cena emocionante quando a jovem sai da casa e vai pelos vales e montes correndo e cantando pelo meio dos pastos e jardins. Se empolga com aquele clima e chega a perder a hora de voltar para o convento. Aquela imagem é impressionante! O clima de alegria e felicidade é radiante! Parecia um pedacinho do céu! Aquilo é um pequeno aperitivo do que é ser livre em Cristo...
                                                                           Quando ouço a música de Ségio Pizzaia, "Corro pelo montes" meus pensamentos, naturalmente, voam para aquelas maravilhosas imagens do filme. "Corro pelos campos, corro pela estrada, vou caminhando sempre ao lado de Jesus. Nada me amedronta, nada me espanta. Como é seguro andar na luz. Corro pelos montes, corro pelos vales, se estou com Cristo nada temerei... Se a tristeza chega, depressão aguda, corro bem depressa para os braços de Jesus. Cura enfermidades, supre dissabores, quero estar à sombra de sua cruz. Corro à carreira, corro pela fé corro sempre alegre para o meu norte fadal. Corro sempre firme vou correr até chegar ao meu lar celestial". Correr pelos montes traz-me umas boas lembranças do meu tempo de criança quando gritava nos topes dos morros e ouvia o eco nos vales e colinas!
                                                                           O profeta Miquéias fala algo semelhante: "'Levanta-te, convoca um julgamento perante os montes e faze que as colinas ouçam tua voz'. Os montes e as colinas devem ouvir sua voz. Mas as colinas tem ouvidos? Há um ditado popular afirmando que "Mato tem olhos e parede tem ouvido". Mas aqui está afirmando que as "colinas vão ouvir" a voz do profeta. Claro que é uma linguagem figurada. Quem deve ouvir são as pessoas que moram nas regiões mais longínquas. A expressão significa que o profeta deve gritar bem alto e fazer todos ouvirem. Neste caso, o profeta deve proclamar um julgamento. "Ouvi, montes, as razões do Senhor em juízo, escutai-o, fundamentos da terra; a pendência do Senhor é com seu povo, ele disputa em juízo contra Israel"... 
                                                                           O povo é levado a refletir sobre o carinho, atenção e o amor do Nosso Deus: "
'Povo meu, que é que te fiz? Em que te fui penoso? Responde-me. Eu te retirei da terra do Egito e te libertei da casa de servidão, e pus à tua frente Moisés, Aarão e Maria". O profeta pergunta também que tipo de oferta e sacrifício faremos para agradar ao Deus Altíssimo.'Que oferta farei ao Senhor, digna dele, ao ajoelhar-me diante do Deus altíssimo? Acaso oferecerei holocaustos e novilhos de um ano? Acaso agradam ao Senhor carneiros aos milhares, e torrentes de óleo? ... Claro que essa ofertas e sacrrifícios não são do agrado do Senhor. Tem que haver mudança interna. Coisas externas não adianta nada. Seria só fachada! Apenas rótulo. Deus quer algo melhor....!
                                                                           Míquéias tem a revelação do que Deus quer e passou para todos: "Ó homem, o que é bem e que Deus exige de ti é, principalmente, praticar a justiça, amar a misericórdia e caminhar solícito com teu Deus" (Mq 6,1-4.6-8). O é "praticar a justiça"? É ser o que deve ser. Somos da raça de Deus e não podemos ser diferentes. Devemos ser honestos, leais, sinceros, verdadeiros. O que é "praticar a misericórdia"? É não pagar o mal com mal. É ser compreensivo com quem erra e procurar ajudar quem fracassar. É assim que Deus sempre agiu e age. O que é "caminhar solícito com Deus"? É viver constantemente em sintonia com o ensinamento Dele que é Justo e Misericordioso. Não basta saber que Deus é assim. É preciso viver solícito com Ele. É assim que acredito! Prego isso! Vivo isso! E que ASSIM SEJA...
 
 
 
ORAÇÃO:
 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos ingratos diante de tantos bem que nos fazes!
- Fazei-nos praticantes da Justiça e da Miseircórdia!
- Dai-nos a graça de sempre publicar Vossos Julgamentos!
- Fortalecei-nos para sermos solícitos com o Senhor!

- Recebei nossa profunda gratidão por todo o bem que fez aos nossos pais...

                                                                                                           AMÉM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário