quinta-feira, 5 de julho de 2012

Mensagem de Padre Natalício Para06 - 07 -12 - SEXTA FEIRA.


Foto da Festa José Alir Gabrielly


Elza Borges Gabrielly J Junior Lurdes Mario Vicente Borges
 
Sergio Pizzaia de Ivaiporã junto com um casal de Ivaiprã


06 - 07 -12  -   SEXTA FEIRA.


* Hoje, estarei o dia todo dando Bençãos na Igreja. Venha receber o Corpo e Sangue de Jesus! Teremos Missa às 6 da manhã, 15 hrs e 19 e 30 hrs.
* Ajude a Rádio através da compra de cupons para a rifa de 5 prêmios. Será dia 18 - 07. Ainda dá tempo! Custa apenas 5 reais cada número.
* Neste sábado, aqui na nossa Paróquia, teremos uma noite de oração pra todas as Famílias. Logo após, no Salão Paroquial, um delicioso sukyiaki!!!
* Domingo, celebraremos o nosso Dízimo. Não esqueça de trazê-lo nas Missas ou durante a semana na secretaria paroquial.
* No final deste mes, teremos mais um Cursilho Jovem Feminino em Apucarana. Fazer fichas com a Gisele, nossa Coordenadora Paroquial.
* Amanhã a noite, tem "No Brilho da Estrela", na Rádio Estrela! Ouça e participe! (43) 3428 1033  (http://www.estreladamanhafm.com/)

       


                                                                            
 "O HOMEM DO LIVRO VERDE"  (Am 8, 4-6.9-12)
                                                                                                                                                 Pe. Natalício





                                                                            Em 1978, deveria ter acontecido a terceira Conferência do Episcopado Latino Americano em Puebla. Era comemoração de 10 anos da Conferência de Medellin. Devido a morte do Papa Paulo VI a Conferência foi adiada para o ano seguinte. Essa Terceira Conferência foi muito bem preparada e teve um ótimo resultado! Em 1977 foi desenvolvido um grande trabalho de bastidores. Foi elaborado um têxto preparativo e enviado para as Comunidades. Neste período preparativo, o Padre Albeto Martins, de nossa Diocese, estava em Bogotá, na Colômbia, e participou, de perto e efetivamente, dos trabalhos.
                                                                            Padre Albetinho apresentou o trabalho de Comunidade que já realizávamos aqui na Diocese. Esta experiência comunitária de Apucarana foi destacada no documento final. Padre Albertinho foi um grande divulgador da conferência aqui na Diocese. Em 1978, foram feitas várias reuniões com as lideranças falando da Conferência. Era muito comum ver Padre Albertinho foleando e estudando aquele livro verde que era o têxto preparativo da Conferência. Parece que ainda vejo Padre Albertinho falando da opção preferêncial pelos pobres e pelos jovens! Na fundamentação Bíblica sobre a preferência pelos pobres, frequentemente era apresentado a profecia de Amós. E um dos trechos mais lidos era o seguinte:
                                                                           "Ouvi isto, vós que maltratais os humildes e causais a prostração dos pobres da terra; vós que andais dizendo: “Quando passará a lua nova, para vendermos bem a mercadoria? E o sábado, para darmos pronta saída ao trigo, para diminuir medidas, aumentar pesos, e adulterar balanças, dominar os pobres com dinheiro e os humildes com um par de sandálias, e para pôr à venda o refugo do trigo?" Essa situação narrada pelo Profeta era parecida com o que acontecia na época da Terceira Conferência de Puebla. Mas até hoje a situação não mudou muito. Ainda temos muita exploração e muita pobreza. Mas Deus não aprovou e não aprova uma situação assim.
                                                                            Por meio de Amós o Senhor Deus dá o seu recado:  "Farei com que o sol se ponha ao meio-dia e em pleno dia escureça a terra; mudarei em luto vossas festas e em pranto todos os vossos cânticos; farei vestir saco a todas as cinturas e tornarei calvas todas as cabeças, o país porá luto, como por um filho único, e o final desse dia terminará em amargura. Eis que virão dias, diz o Senhor, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir a palavra do Senhor. Os homens vaguearão de um mar a outro mar, circulando do norte para o oriente, em busca da palavra do Senhor, mas não a encontrarão" (Am 8, 4-6.9-12).
                                                                            Deus precisa de Profetas para pregar da sua Palavra ao seu povo. Em Betel, o Profeta Amós! Em Apucarana, em 1978, o Padre Albertinho. Mas e hoje, quem profetiza? Quem anuncia a Palavra e denucia as injustiças? Parece que aquela euforia da Conferência de Puebla, sofreu uma congelada. Isso me deixa preocupado. Onde foi parar todo pique da Teologia da Libertação? Parece que após algumas conquistas e vitórias, houve uma certa acomodação, como se já tivesse sido terminada a Obra! Mikhail  Gorbachyov  muda a história da Rússia! Lech Walesa sobe ao poder na Polônia! O mesmo acontece com Lula no Brasil! Tudo isso foi uma grande virada em favor das classes menos favorecidas. No entanto a luta profética da Igreja sofreu grandes derrotas. Porém continuo acreditando na importância do profetismo bíblico. A qualquer momento pode acontecer algo novo como aconteceu no tempo de Amós. Creio nisso! Prego isso! E que ASSIM SEJA...
ORAÇÃO:


Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Dispertai novos Profetas em Vossa Igreja!
- Reanimai a Missão Profética da Vossa Igreja!
- Não permitas que fiquemos acomodados diante das injustiças!
- Restaurai na igreja o mesmo ânimo que conduziu a Conferência de Puebla!
- Aceitai nossos louvores pela vida profética da Igreja...
                                                                              AMÉM!


Nenhum comentário:

Postar um comentário