terça-feira, 12 de junho de 2012

Mensagem de Padre Natalício Para 12 - 06 - 12 - TERÇA FEIRA.

12 - 06 - 12  - TERÇA FEIRA.    



* Estamos vivenciando o mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. "Diferente do nosso coração, o de Jesus não falha e não parará nunca!"

* Precisamos da colaboração de todos para o êxito da festa da nossa Rádio. Você pode fazer sua doação na conta do Banco do  Brasil....                                                            

* Conta 13839-8  / Agência 1351-x  em nome do CEPRHIMS (Centro de Promoção Humana Integral de Marilândia do Sul). 
* Quem puder ajudar na venda dos cupons da rifa... São 5 prêmios no valor de apenas 5 reais cada! Compre e colabore vendendo aos amigos!
* No final desse mes haverá cursilho para rapazes em Apucarana. Dia 29 e 30 de junho e primeiro de julho. Façam suas fichas nas Paróquias....
* No fim de julho será o cursilho para as moças. Para participar, devem procurar o Coordenador Paroquial do Cursilho...
* Continuem lendo e divulgando minhas mensagens e poesias diariamente! Também no Jornal Pulsando, tem uma poesia todos os meses!

            
                                                             
                                                                                            "PAÇOCA NO PILÃO" (1Rs 17,7-16)
                                                                                                                                             Pe. Natalício.
                                                                                            Nas terras que eram do papai lá em Minas Gerais, podíamos cultivar milho, feijão, algodão, arroz (nas margens dos córregos), cana para rapadura e mandioca. Era um pouquinho de cada coisa. Uma grande parte da propriedade era cerrado e servia apenas criar vacas com seus bezerros. As roças eram para nossa sobrevivência. Quase não precisava fazer compras. Com o milho podiamos criar galinhas e porcos. Tínhamos o moinho para fazer fubá e o engenho para fazer rapadura. Mamãe tinha o tear pra fazer nossos cobertores e nossas roupas. Frutas e verduras eram produzidas nas roças e hortas. Era uma vida simples e tranquila.
                                                                                             Para fazer a farinha de mandioca papai usava parte do equipamento do moinho de fubá. Tirava a pedra de cima e adaptava a roda. Com uma corda de couro de boi, a roda girava o bolinete que ralava as mandiocas que eram descascadas e lavadas pelas crianças (eu e meus irmãos). Da mesma forma que a água girava a pedra para moer o fubá, girava tambem a roda para ralar a mandioca. Depois da mandioca ralada a massa era levada para a prensa onde passava a noite toda escorrendo água e, só de manhã, era sovada e levada ao forno. Era uma chapa de pedra com fogo em baixo. Depois de algum tempo, movimentada de um lado para outro com um rodo especial, a farinha ficava pronta. Ao passar na peneira, tirava a parte mais grossa que era chamada "croeira". Quando bem sequinha podia ser socada no pilão.
                                                                                             Socar no pilão era serviço pra crianças. Quanto trabalho na "mão de pilão". Aquilo machucava muito a mão da gente. Muitas coisas podiam ser socadas no pilão. Mas o mais gostoso era a paçoca de carne de porco. Carne bem frita socada com farinha de mandioca. Era bom demais. Eu gosto até hoje. De vez em quando, Dona Senhorinha, aqui de Marilândia manda um pouco pra mim. Claro que não é socada no pilão. Mas é bom de mais... Este gesto me faz lambrar do Profeta Elias. Uma viuva bem pobre fez comida para ele com o resto da farinha que tinha. Ela e seu filho iriam morrer de fome depois. Mas aquela caridade transformou sua vida em fartura e nunca mais teve fome. O texto é esse:
                                                                                               "'Não te preocupes! Vai e faze como disseste. Mas, primeiro, prepara-me com isso um pãozinho, e traze-o. Depois farás o mesmo para ti e teu filho. Porque assim fala o Senhor, Deus de Israel: 'A vasilha de farinha não acabará e a jarra de azeite não diminuirá, até ao dia em que o Senhor enviar a chuva sobre a face da terra '. A mulher foi e fez como Elias lhe tinha dito. E comeram, ele e ela e sua casa, durante muito tempo. A farinha da vasilha não acabou nem diminuiu o óleo da jarra, conforme o que o Senhor tinha dito por intermédio de Elias" (1Rs 17,7-16). Deus é maravilhoso! Jesus sabia disso e falou da recompensa até para um copo d'água. Tudo o que fazemos a alguem por ser discípulo Dele tem recompensa (Mt 10, 42).
                                                                                                  Devemos cultivar o prazer em fazer o bem para os enviados do Senhor. Tenho medo de que as doutrinas modernas possam destruir esse sentimento bonito. Mas Jesus prometeu que não nos faltaria nada! Mas também prometeu perseguição. Iremos receber 100 vezes mais, com perseguição. Ele mesmo foi perseguido. Mas acredito que sempre haverá pessoas que irão praticar a caridade e acolher bem os enviados do Senhor. Sei também que a recompensa será garantida neste mundo e na Vida Eterna. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA... 
ORAÇÃO:
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Dai-nos a Graça de sempre praticarmos a caridade!
- Fazei-nos sempre acolhedores dos Vossos Profetas!
- Não permitas que sejamos gananciosos e egoistas!
- Recompensai a todos que praticam a solidariedade!
- Confirmai nossa gratidão pela caridade daquela viuva...
                                                                                 AMÉM.
      
Naqueles dias:Secou a torrentedo lugar onde Elias estava escondido,porque não tinha chovido no país.Então a palavra do Senhor foi-lhe dirigida nestes termos:'Levanta-te e vai a Sarepta dos sidônios,e fica morando lá, pois ordenei a uma viúva desse lugar que te dê sustento'.Elias pôs-se a caminho e foi para Sarepta.Ao chegar à porta da cidade,viu uma viúva apanhando lenha. Ele chamou-a e disse:'Por favor, traze-me um pouco de água numa vasilhapara eu beber'. Quando ela ia buscar água, Elias gritou-lhe:'Por favor, traze-me também um pedaço de pão em tua mão!'Ela respondeu:'Pela vida do Senhor, teu Deus, não tenho pão.Só tenho um punhado de farinha numa vasilha e um pouco de azeite na jarra.Eu estava apanhando dois pedaços de lenha,a fim de preparar esse resto para mim e meu filho,para comermos e depois esperar a morte'.Elias replicou-lhe:'Não te preocupes!Vai e faze como disseste.Mas, primeiro, prepara-me com isso um pãozinho,e traze-o.Depois farás o mesmo para ti e teu filho.Porque assim fala o Senhor, Deus de Israel:'A vasilha de farinha não acabaráe a jarra de azeite não diminuirá,até ao dia em que o Senhor enviara chuva sobre a face da terra '.A mulher foi e fez como Elias lhe tinha dito.E comeram, ele e ela e sua casa, durante muito tempo.A farinha da vasilha não acabounem diminuiu o óleo da jarra,conforme o que o Senhor tinha dito por intermédio de Elias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário