sábado, 2 de junho de 2012

Menaagem de Padre Natalício 02 - 06 - 12 - SÁBADO.

Elza Pe.Natalício Vicente


* Deus Abençõe a todos que deram uma passadinha ontem na igreja... Estive lá o dia todo! Obrigado a todos que fizeram o acêrto dos carnês da Rádio!
* Amanhã, na Missa das 19 e 30, estarei Celebrando meu 24º aniversário de Ordenação Sacerdotal! Venham rezar comigo!
* Estamos vivendo o mês do "Sagrado Coração de Jesus". "Querido Deus... Salve junho, mês dedicado ao Sagrado Coração do Vosso Filho!"
* Próximo dia 7, dia de Corpus Christi, o início de nossa procissão será em frente à Rádio, seguindo até a Igreja Matriz. Venham todos!
* Colaborem com a festa de nossa Rádio Comunitária, dias 23 e 24 de junho. Ajude-nos a vender os carnês da rifa, serão sorteados vários prêmios.
* Ouçam-me, de segunda a sábado na Rádio Estrela e Rádio Água Viva no programa, "FONTE DE BENÇÃOS", das 9 e 30 às 11 horas.

    

                                                                                           "JOGA O PRETO N'ÁGUA"  (Jd 1, 17. 20b-25)
                                                                                                                                   (Pe. Natalício)



 
                                                                                           Nesta última viagem que fiz com a minha mãe pra Minas Gerais, visitamos a casa dos meus parentes e amigos. Procuramos relembrar muitas coisas do passado da nossa vida e infância. Na cidade de Matozinhos, na casa de Antônio Ataíde, ficamos a recordar a nosssa vida lá no interior com todas as dificuldades da época. Recordamos os trabalhos na roça, moagem de cana, criação de gado e os trabalhos na igreja. Recordamos as brincadeiras, as noites que passamos em claro por causa de funerais ou outras razões. As Folias de Reis, os Terços de Nossa Senhora e muitas outras coisas.
                                                                                           Entre tantas recordações, tentamos lembrar uns quebra cabeças que nossos tios haviam nos ensinado. Entre eles havia um bem complicado. Conta-se uma história para ressaltar a sabedoria de Salomão. Dizem que o Grande Rei estava no comando de um navio com 30 pessoas. Eram 15 brancas e 15 pretas. No meio do mar, veio uma tempestade e o navio estava para afundar. Teria que jogar metade dos passageiros no mar ou então morreriam todos. Combinaram de fazer uma fila e lançar a sorte sobre a tripulação. Como o Rei era de raça brança propôs uma forma de organizar a fila que na hora da contagem só jogava negros no mar.
                                                                                           Propôs o regulamento e todos aceitaram sem perceber a esperteza do monarca. As pessoas foram distribuidas colocando pretos e brancos alternadamente. Começava a contagem no começo da fila e quando chegasse no número 9 esse era jogado na água. Ai continuava a contagem novamente começado de onde parou até chegar em outro 9. Chegava no final da fila a contagem continuava voltando ao inicio sempre jogando fora os 9. No final da contagem ficaram no navio apenas os brancos. O segredo está na distribuição dos elementos. Podem ser organizados em cima de uma mesa com gãos de feijão branco e feijão preto.
                                                                                           Mas como decorar o segredo para distribuir corretamente os grãos na quantidade certa? Para isso há uma senha que o organizador da brincadeira decora na mente mas não fala pras pessoas ali presentes. A senha está baseada nesta frase: "No cume da pinha nasce resina e pega". Observando a quantidade de vogais se organiza a quantidade de grãos de feijão branco ou preto. Naquele dia, em Matozinhos, quase não conseguíamos lembrar desta senha. Quanto tempo já se passou! Corremos o risco de, no decorrer do tempo, muitas coisas boas ficarem esquecidas.
                                                                                           O Apóstolo São Judas orienta sua comunidade neste sentido: "Lembrai-vos das palavras preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo. Edificai-vos sobre o fundamento da vossa santíssima fé e rezai, no Santo Espírito, de modo que vos mantenhais no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna." (Jd 1, 17. 20b-25) Claro que há uma enorme diferença de valores entre esquecer um quebra cabeça e esquecer os valores evangélicos. Os valores do Evangelho são necessários para nossa salvação. Devemos recordá-los constantemente.              
                                                                                           Dizem que recordar é viver! Quando recordamos fatos, palavras, orientações, estamos vivendo aquilo de novo. Conservando aqueles valores. Um dos males de nossa época é não pensar no futuro e esquecer o passado. Vivemos sem saudade e sem esperança! É como uma árvore sem raiz e sem folhas. Nos tornamos como folha seca que o vento leva! Grande trabalho missionário é recordar os ensinamentos dos nossos Pastriarcas do Primeiro e do Segundo Testamento. Esse trabalho é de suma importância. Creio nisso! Prego isso! E que ASSIM SEJA...


 
ORAÇÂO:
 

Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Dai-nos curiosidade para aprender com nossos Patriarcas!
- Não permitas que a modernidade destrua os Valores Nobres!
- Fortalecei-nos na obra de proteger os ensinamentos dos Apóstolos!
- Fazei-nos audaciosos para divulgar os Valores Evangélicos pelo mundo!
- Recebei nossa gratidão pelos ensinamentos transmitidos pelas gerações...
                                                                                                       AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário