quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mensagem do Padre Natalício PARA 26 - 01 - 12 - QUINTA FEIRA.

PATRICIA E SEU IRMÃO HENRIQUE


26 - 01 - 12   -    QUINTA FEIRA.


* No próximo dia 5 de fevereiro, teremos formação para Ministros de Eucaristia. É imprecindível a sua presença!
* Dia 12 de fevereiro, terá Encontro de Formação para Catequistas. Venha você também fazer parte desse "time"!
* Ouçam todos os domingos, apartir das 5 da manhã, o programa "ACORDANDO COM JESUS". Participe e divulgue!
* No site da Rádio Estrela (www.estreladamanhafm.com), você pode ler minhas mensagens e poesias...




      




"A CASA DA VOVÓ" (2Tm 1, 1-8)
                                                                                                         (www.equipesav.blogspot.com)





                                                                             No dia 2 de fevereiro de 1919, nascia em Aparecida de São Manoel, perto de Botucatú-SP, Noêmia Giribolla Bernine. Casou-se com Duilio Bernine, tem 9 filhos, 23 netos, 33  bisnetos e uma tataraneta, até hoje... Tive a alegria de conviver com ela durante o tempo que fui Pároco em São João do Ivaí. Sempre foi uma mulher dinâmica e corajosa. Sempre está se movimentando! Dedicou uma grande parte de sua vida na Pastoral da Saúde. Por muitas vezes, fui com ela, visitar e ungir doentes! Sempre estava caminhando e procurando alguma forma de socorrer alguem, mesmo quando não estava bem de saúde. Devido a sua inquietude, constantemente, eu lhe dizia brincando: "Parece que a senhora tem um velocímetro no calcanhar!" Vó Noêmia, com 93 anos, é uma senhora muito conhecida e amada em São João do Ivaí. Uma grande mãe e uma Avó queridíssima. Inclusive, um dos seus netos, Clóvis Bernine Junior (o Juninho), é o atual Prefeito daquela cidade...
                                                                             Falando da vó Noêmia, não há como não me lembrar de minha avó Cassiana, que era mãe de minha mãe. Não pude conhecer a mãe de meu pai. Morreu quando papai ainda era criança. Gostava de ir na casa da vovó Cassiana. Chamava-a de "Dindinha Cassiana", porque era madrinha de minha irmã mais velha. Ainda está gravado na retina da minha memória, alguns detalhes daquela grande casa. (As vezes a casa nem era tão grande... Mas a gente era tão pequeno...). Da sala seguia um corredor até a sala de janta. Descia um degrau e havia uma grande mesa. Passava uma porta com degrau e era a cozinha de chão batido.
                                                                            Havia, ali, um pilão de tres bocas com uma tábua em cima.  Servia, além de limpar arroz e café, também para sentar-se. Havia  um banco de madeira, uma prateleira e um grande fogão à lenha feito de barro. As paredes e o telhado pretas de fumaça. Em cima do fogão havia um "sótão", para guardar sabão e rapadura. Cada vez que ia ascender o fogo, era um fumaceiro na casa toda. Era muito gostoso comer o queijo que vovó fazia e o franguinho com arroz e farinha de fubá. Era bom demais a carne de porco frita conservada na banha. Além dessas coisas gostosas que vovó fazia e que a mamãe faz, havia tambem todo ensinamento religioso com devoção e fé!
                                                                            A frequencia na Igreja, (apesar que o Padre só vinha uma ou duas vezes ao ano), a oração do terço e a devoção à Nossa Senhora, fazia parte da formação catequética das crianças. Para todas as crianças, o testemunho da mãe e da avó tem um valor muito grande! O Apóstolo Paulo reconhece isso na sua Segunda Carta à Timótio. Assim escreveu: "Recordo-me da fé sincera que tem.  Aquela mesma fé que antes tivera Lóide e tua mãe Eunice. Sem dúvida, assim também é tua fé (2Tm 1, 1-8)!" Fica provado assim que o testemunho de mãe e de avó são fundamentais na solidez de nossa fé. Além do testemunho e dos conselhos, também são fundamentais as orações. Padre Zezinho fala disso numa música entitulada "Cantiga para Vovó"! O Padre cantor, chega a dizer, que a avó  sabe mais de Teologia do que ele.
                                                                            Não sei se a afirmação é sempre verdadeira. Mas, que a oração é importante é sempre verdade! Nos tempos modernos, marcados por tantas descobertas e invenções, facilmente esquecemos os conselhos e orientações da mamãe e da vovó. E, muitas vezes, achamos que já são ultrapassados. O método até pode ser ultrpassado e, portanto, descartado, mas o conteúdo é perene e deve ser conservado. Os Ensinamentos de Jesus, podem ser ensinados de várias maneiras, mas Suas Palavras não passarão! Diante disso, é preciso concientizar adolescentes e jovens. Tenho procurado trabalhar nesse sentido.  Acredito nisso! Prego isso! E que ASSIM SEJA...
 
 
ORAÇÃO:
 
 
Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Fortalecei sempre mais a nossa fé!
- Ajudai-nos a conservar os valores cristãos que herdamos de nossa avó!
- Não permitas que a onda da modernidade destrua valores fundamentais de nossa fé!
- Fazei-nos transmitir para as gerações futuras os princípios de fé que recebemos!
- Acolhei nossa oração pelo testemunho cristão de nossas avós...
                               AMÉM!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 





 



Nenhum comentário:

Postar um comentário