quinta-feira, 24 de maio de 2012

Mensagem de Padre Natalício 25 - 05 - 12 - SEXTA FEIRA.




25 - 05 - 12  -  SEXTA FEIRA. 

 
* "Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos". Ques Igrejas unam-se na mesma prece que Cristo fez ao Pai: “Que todos sejam um” (Jo 17,21). 
* Tem início hoje em Apucarana o 155º Cursilho Feminino Adulto. Façamos muitas ALAVANCAS que floreçam as sementes que serão lançadas...
* Será amanhã o nosso saboroso "Jantar com Maria". Comida mineira, muita música boa e diversão em família! Venham todos!
* Peço que todos me presenteiem com orações pelo meu 24º aniversário de Ordenação Sacerdotal. DEUS SEJA LOUVADO!!!
* No domingo dia 3, será a Missa de Ação de Graças, pelo aniversário de minha Ordenação Sacerdotal!
* Próximo dia 7, Curpus Christi, faremos nossa Procissão e Celebração Eucarística. Mas não esqueçamos dos nossos irmãos carentes, doe agasalhos e alimentos.
* Estamos nos preparando para a Festa do 2º aniversário da nossa Rádio Estrela da Manhã. Colabore e venha festejar conosco!




    








                                                                                           "CONCLAVE DE FELINOS" (At 25,13b-21)
                                                                                                                                (www.esperancafm.com)




                                                                                           Quase no final do curso teológico, tivemos uma crise séria no Seminário Paulo VI em Londrina. O Curso de Teologia era para os seminaristas das Províncias Eclesiásticas de Londrina e Maringá. São oito Dioceses até hoje: Jacarezinho, Cornélio Procópio, Londrina, Apucarana, Maringá, Campo Mourão, Umuarama e Paranavai. Também estudavam ali os seminaristas capuchinhos. A vida acadêmica era cordenada pelos Padre Franciscanos. Também estudavam algumas reiligiosas consagradas e leigos. Mas, nós, seminaristas diocesanos, vivíamos ali no mesmo prédio. Tínhamos vida normal de qualquer seminário. Mas não estávamos contentes. Queríamos mudança. A minha turma era composta de 11 seminaristas. Formávamos a primeira turma daquele curso.
                                                                                          Certo dia tomamos uma atitude. Fizemos uma carta endereçada aos bispos das duas Provícias que iam estar reunidos em Maringá. Entre os pedido, estava a troca do Reitor, permissão para participar de uma Semana Teológica em Curitiba e formar pequenas comunidades de seminaristas. Cada Diocese poderia ter sua casa e cuidar dos seus seminaristas. Quem ia levar a carta era o Reitor que também ia participar da reunião dos bispos. Então achamos que devíamos ler a carta para ele a fim de que ficasse sabendo do seu conteúdo. Nossa turma se reuniu e coube a mim a tarefa de fazer a leitura. Isso me rendeu quase a expulção do seminário. O tal Reitor não me queria mais no seminário. Teria dito que o futuro do Paulo VI dependia da minha permanência ou não ali...
                                                                                         Enquanto acontecia a reunião em Maringá, ficamos anciosos pelas respostas. Estávamos como ratinhos esperando a centensa dos felinos a respeito do nosso futuro. Foram horas de muita angústia! Dependíamos das decisões daquelas autoridades reunidas. Acredito que o Apóstolo Paulo também passou por isso. Foi julgado por um grupo de pessoas importantes. Era o Rei Agripa e Berenice. Também participou do processo Festo e Félix além de todas a acusações dos judeus. Queriam condenar o Apóstolo por afirmar que Jesus estava vivo. Festo fez-lhe uma proposta: "Perguntei então a Paulo se ele preferia ir a Jerusalém, para ser julgado lá. Mas Paulo fez uma apelação para que a sua causa fosse reservada ao juízo do Augusto Imperador. Então ordenei que ficasse preso até que eu pudesse enviá-lo a César" (At 25,13b-21).
                                                                                          Foi assim que Paulo foi para na sede do Império! Foi assim que a Semente do Reino de Jesus foi plantada na Cidade Eterna. Quem podia imaginar que aquela agústia toda com o proceso de condenação iria ser a porta para a semeadura do Evangelho em Roma? Quem poderia imaginar que Roma iria substituir a cidade de Jerusalém e ser a sede da Igreja de Jesus? Dizem que Deus escreve certo por linhas tortas. Ou melhor: Deus escreve certo por linhas certas e nós achamos que são tortas. Temos que aprender confiar na Providência Divina. Toda a nossa crise na Teologia possibilitou a convivência com um novo Reitor de grande valor. João de Aviz nos ajudou tanto e se tornou Bispo, Arcebispo e hoje, é Cardeal servindo a Igreja em Roma.
                                                                                           O Seminário Paulo VI de fato acabou. Mas não foi culpa minha. Depois de mim, muito outros seminaristas dali foram ordenados. Por outro lado, vejo com alegria, que o projeto das pequenas comunidades de seminaristas está funcionando! Valeu ter arriscado meu pescoço! Além do mais, aprendemos a ter convicções naquilo que acreditamos. Aprendemos a não ter medo de defender a verdade e combater as injustiças. Minha vocação ficou mais firme e madura com todo aquele sofrimento. Tive que comparecer diante do meu Bispo e justificar minhas atitudes. Coração ficou apertado, mas amadureceu. Devemos passar por crises e conflitos para conquistar a vitória. Foi isso que aprendi. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...



ORAÇÃO:



Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que fiquemos desesperandos diante dos conflitos!
- Fortalecei nossa fé e confiança em Vossa Divina Providência!
- Permanecei no comando de nossos passos e atitudes!
- Fazei que nossos sofrimentos sejam úteis na implantação de Vosso Reino!
- Acolhei nossa gratidão por administrares a luta do Apóstolo Paulo...
                                                                                                 AMÉM.


 



 



Nenhum comentário:

Postar um comentário